$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: OUTRAS FORMAS DE CONHECER O MUNDO: EDUCAÇÃO INFANTIL EM MUSEUS DE ARTE, CIÊNCIA E HISTÓRIA
Autor: THAMIRIS BASTOS LOPES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 45188
Catalogação:  05/09/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45188@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45188@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45188

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo conhecer a relação entre o público de Educação Infantil e os museus, buscando compreender quais aspectos possibilitam e dificultam esse encontro. Historicamente, o conceito e o olhar sobre a infância foram se modificando e influenciando diretamente as políticas públicas voltadas ao atendimento das peculiaridades apresentadas nessa etapa da vida. Perceber as crianças enquanto cidadãos, sujeitos sociais e históricos, produtores de cultura é condição para que se atue no sentido de favorecer seu crescimento e constituição. Compreendendo que as experiências com as expressões culturais diversas levam a criança a interagir e se apropriar do mundo, construindo significações e estabelecendo inúmeras relações, os museus - lugares que guardam diferentes saberes culturais produzidos pela humanidade – são espaços que podem contribuir para sua formação. Investigar a temática implica estar atento a essa relação em sua integralidade, considerando os diferentes agentes nela envolvidos: crianças, professores e educadores dos museus. Para tanto, foi priorizada uma investigação qualitativa, com realização de pesquisa de campo em museus de tipologias distintas, localizados na cidade do Rio de Janeiro. Questionário online, observação, entrevista e análise documental foram utilizados como ferramentas metodológicas para a realização do estudo. A reflexão acerca da formação humana, pautada nas experiências em meio à cultura e às manifestações culturais, artísticas e estéticas teve como alicerce as perspectivas teóricas de Benjamin, Dewey e Vigotski. Autores da área da Estética, Educação, Infância e Museologia também contribuíram para o constructo teórico da pesquisa. Os resultados apontam que, para proporcionar experiências estéticas para o público infantil nos museus, têm sido necessário enfrentar alguns obstáculos teóricos, financeiros e estruturais por parte das escolas e dos museus. Além disso, ainda são poucas as pesquisas que se dedicam a estudar o tema. Conclui-se que a experiência estética nos espaços museais se constitui na interação com as manifestações, registros e celebração das diferentes formas de viver e estar no mundo. Desta forma, os museus podem ser compreendidos enquanto meio - experimental e criativo - profícuo para promover experiências estéticas às crianças a partir da interação com a cultura material. Para tanto, é necessário que se amplie a relação entre museu, escola e universidade com o intuito de diminuir a lacuna entre os estudos sobre a infância e as práticas educativas com as crianças nos espaços culturais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui