INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ALGORITMOS PARA DIAGNÓSTICO ASSISTIDO DE NÓDULOS PULMONARES SOLITÁRIOS EM IMAGENS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ARISTOFANES CORREA SILVA

Colaborador(es):  MARCELO GATTASS - Orientador
PAULO CEZAR PINTO CARVALHO - Coorientador
Número do Conteúdo: 4516
Catalogação:  19/02/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4516@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4516@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4516

Resumo:
O presente trabalho visa desenvolver uma ferramenta computacional para sugerir sobre a malignidade ou benignidade de Nódulos Pulmonares Solitários, através da análise de medidas de textura e geometria obtidas a partir das imagens de tomografia computadorizada. São propostos quatro grupos de métodos com o objetivo de sugerir o diagnóstico para o nódulo. Os grupos de métodos são divididos de acordo com suas características comuns. O Grupo I trata dos métodos baseados em textura adaptados para 3D, como o histograma, o Método de Dependência Espacial de Níveis de Cinza, o Método de Diferença de Níveis de Cinza e o Método de Comprimento de Primitivas de Níveis de Cinza. O Grupo II também trata da textura dos nódulos, mas utiliza quatro funções geoestatísticas denominadas semivariograma, semimadograma, covariograma e correlograma. O Grupo III descreve apenas medidas baseadas na geometria do nódulo, como a convexidade, a esfericidade e medidas baseadas na curvatura. Por fim, o Grupo IV analisa os métodos do coeficiente de Gini e do esqueleto dos nódulos, que levam em consideração tanto a geometria quanto a textura do nódulo. Foi analisada uma amostra com 36 nódulos, sendo 29 benignos e 7 malignos, e os resultados preliminares são promissores na caracterização dos nódulos pulmonares. A maioria dos grupos de métodos propostos tem o valor da área sobre a curva ROC acima de 0.800, utilizando a Análise Discriminante Linear de Fisher e a Rede Neural Perceptron de Múltiplas Camadas. Isto significa que os métodos propostos possuem grande potencial na discriminação e classificação dos Nódulos Pulmonares Solitários.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui