$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ENGENHARIA DO PAPEL NO MERCADO EDITORIAL DOS LIVROS MÓVEIS CONTEMPORÂNEOS
Autor: VERONICA SOARES DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 45146
Catalogação:  03/09/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45146@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45146@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45146

Resumo:
Esta dissertação relata uma proposta de identificação e descrição das configurações existentes nos recursos e técnicas empregados na engenharia do papel, enquanto dispositivos narrativos e ilustrativos na construção do livro móvel. O objetivo foi demonstrar as relações de coerência e coesão entre os textos verbais e não verbais aplicados ao livro pop-up. O livro pop-up (livro móvel) permeia e cativa o universo infantojuvenil com suas peculiaridades e multiformas. Os mecanismos da engenharia do papel tornam-se cada vez mais arrojados no intuito de atrair e expandir os potenciais sensoriais e sinestésicos que estimulam a imaginação e intensificam a interação do leitor com a leitura. Como metodolologia foram desenvolvidos estudos sobre as funções da linguagem, sobre coerência e coesão que se estabelecem no design de um livro pop-up. Vinte mil léguas submarinas, de Sam Ita, editado em 2010 pela Publifolha serviu como caso exemplar. Com o entendimento das relações entre o textos literário, ilustrativo e escultórico, foi possível concluir que, aproveitando as magnitudes das esculturas de papel, as bases ilustradas das páginas e os elementos dinâmicos das histórias em quadrinhos para encaminhar a narrativa, possibilitaram que as distintas linguagens se tornam complementares. Dessa forma, os estudos sobre a linguagem verbal e linguagem não verbal são igualmente importantes, visto que a maioria de escritores, designers e engenheiros do papel têm a mesma intenção, colaborar e agregar valor ao livro, seja ele pop-up, picture book, livro brinquedo ou qualquer outra ramificação do livro ilustrado. Na adaptação de Sam Ita a soberania dos pop-ups e a dinâmica criativa dos quadrinhos, aguçam o imaginário e, principalmente, os sentidos sensórios e sinestésicos do leitor.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui