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Título: COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DO CASCO DE UMA EMBARCAÇÃO NA SITUAÇÃO DE MAIOR SOLICITAÇÃO SOB O EFEITO DE ONDAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALEXANDRE CARDOSO LOJA DA SILVA

Colaborador(es):  IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Orientador
CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA - Coorientador
Número do Conteúdo: 45142
Catalogação:  03/09/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45142@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45142@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45142

Resumo:
O mercado náutico sentiu uma forte queda desde 2013, com um período de estagnação entre os anos de 2016 e 2017. Apesar do receio da valorização do dólar sobre os custos de produção, conforme fabricantes, o mercado começou um processo de retomada e a melhora dos negócios traz uma perspectiva de crescimento acima de 10 por cento para o presente ano de 2018. Nesse cenário os construtores e projetistas investem na busca de estruturas que maximizem a resistência e a eficiência e minimizem os custos de fabricação, como material e mão-de-obra. Entender o comportamente estrutural e hidrodinâmico de embarcações é de fundamental importância para saber por exemplo as regiões onde são exigidas mais material e as que precisam de menos, e ainda otimizar a geometria da embarcação para garantir melhor navegabilidade como também menor gasto energético. Em um cenário no qual, as diferentes sociedades classicadoras ainda divergem em relação à diversos aspectos associados ao projeto estrutural de embarcações de alta velocidade, por mais que os métodos estatísticos forneçam bons resultados em nível de projeto preliminar, eles não abrangem quaisquer outras possíveis variações da forma. Como testes experimentais são caros e trabalhosos, os softwares de simulação de dinâmica dos fluidos computacional (CFD) tornam-se um meio muito interessante para se realizar esse estudo. O presente trabalho tem como objetivo realisar uma análise do comportamento estrutural de um casco de 31 pés na situação de maior solicitação da embarcação. A situação é definida considerando a espessura mínima permitida do laminado, navegando em um mar de tamanho de onda máximo para a classe de embarcação considerada e ainda para diferentes velocidades. Primeiramente foram calculadas os esforços atuantes, ou seja, as pressões na embarcação, segundo a norma DNV GL para posteriormente aplica-las e defini-las no software Ansys de elementos finitos. Os resultados devem então ser comparados com a resistência do material para assim garantir a fidelidade do projeto.

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