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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FOGO DE MONTURO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DOS CONCEITOS DE CIVILIZAÇÃO E DE VIOLÊNCIA EM NORBERT ELIAS Autor: JONAS THOBIAS DA SILVA DIAS MARTINI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GANTUS JASMIN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 45115
Catalogação: 02/09/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45115@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45115
Resumo:
Título: FOGO DE MONTURO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DOS CONCEITOS DE CIVILIZAÇÃO E DE VIOLÊNCIA EM NORBERT ELIAS Autor: JONAS THOBIAS DA SILVA DIAS MARTINI
Nº do Conteudo: 45115
Catalogação: 02/09/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45115@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45115
Resumo:
Este trabalho se propõe a investigar como o sociólogo alemão Norbert Elias (1897-1990) conceitua civilização e violência em sua teoria dos processos civilizadores. Parte-se da hipótese de que o teórico atribui um significado para civilização como um processo que não exclui completamente a violência física do homem por um desenvolvimento progressivo das faculdades morais, intelectuais e políticas dos seres humanos tornados civilizados – tal como acreditava em larga medida o pensamento iluminista. Ao contrário, a violência é reprimida por um processo de sublimação a longo prazo, não irrompendo no habitus social, embora esteja presente, mas nem sempre aparente. Assim, busca-se argumentar que o autor tem uma visão sociologicamente positiva da violência, algo que se acredita estar relacionado às experiências históricas do pós-Primeira Guerra Mundial e da subsequente frustração do ideal de progresso civilizatório. Em poucas palavras, o que se quer é historicizar esses conceitos em Elias, bem como analisar a relação do sociólogo com a história, uma vez que a sua teoria está embasada na proposta de uma sociologia histórica.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |