$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ESTRATÉGIA ÓTIMA DE OFERTA DE PREÇOS NO MERCADO DE CURTO PRAZO EM SISTEMAS COM PREDOMINÂNCIA HIDRELÉTRICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ARMANDO MATOS DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - Orientador
ALBERT CORDEIRO GEBER DE MELO - Coorientador
Número do Conteúdo: 4484
Catalogação:  05/02/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4484@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4484@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4484

Resumo:
Em mercados onde há competição perfeita não há margem para os agentes maximizarem seus lucros através de comportamento não competitivo. Entretanto, o que se observa em mercados de energia elétrica se aproxima mais de um oligopólio do que de um mercado com competição perfeita. Se a competição não é perfeita, os agentes de geração podem tentar estabelecer estratégias de oferta de preços de forma a maximizar seus lucros. Nesta tese investiga-se a possibilidade de estabeler estratégias ótimas de oferta de preços no mercado de curto prazo em sistemas com predominância hidrelétrica, com ênfase no sistema brasileiro. São avaliados o estabelecimento de estratégias ótimas e o nível de poder de mercado nos dois possíveis esquemas de formação de preço utilizados em sistemas com predominância hidrelétrica. O atualmente utilizado no Brasil, denominado tight pool, em que preços e despachos são determinados centralizadamente através de modelos computacionais de otimização, e onde apenas os geradores termelétricos podem fazer ofertas de preços, e em um possível esquema geral de oferta de preços, onde os geradores hidrelétricos também ofertam preços. O poder de mercado é estudado através de modelos de competição oligopolista baseados na teoria dos jogos, e através de medidas de concentração de mercado. No caso do estabelecimento de estratégias ótimas de oferta de preços, um ponto crucial é a modelagem do comportamento de oferta dos agentes competidores. Em função da inexistência de dados históricos, o comportamento de oferta dos competidores é modelado através de distribuições de probabilidade triangulares, equivalentes a funções de pertinência típicas de uma modelagem fuzzy. Mostra-se para o sistema brasileiro que no tight pool a possibilidade do uso de ofertas estratégicas de preços e conseqüentemente o poder de mercado dos geradores termelétricos são bastante reduzidos. Já para um esquema geral de ofertas, o poder de mercado dos geradores hidrelétricos pode ser significativo, sendo que comportamentos agressivos podem levar o sistema a condições de suprimento críticas, se mecanismos de mitigação de poder mercado não forem estabelecidos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTUTO 9  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui