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Título: MENSURAÇÃO DA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA DA UNIVERSIDADE DE PESQUISA EM DIFERENTES NÍVEIS INSTITUCIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO - ITUC E DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): THOMAZ IBEAS TALARICO

Colaborador(es):  SERGIO BRAGANTINE GERMANO - Orientador
JULIA BLOOMFIELD GAMA ZARDO - Coorientador
Número do Conteúdo: 44825
Catalogação:  29/08/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44825@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.44825

Resumo:
O modo como se dá (ou não se dá) a interatividade entre os atores de um sistema de inovação é considerado um elemento fundamental para o seu desempenho, e por isso, é muito investigado. Neste sentido, difundem-se modelos interinstitucionais como o modelo Tríplice Hélice (1996) que descreve a dinâmica relacional entre o setor público, privado e a academia para criação e introdução de inovações no mercado e sociedade. Tais processos têm mudado drasticamente com a transição de uma sociedade industrial para a atual sociedade do conhecimento. Mesmo assim, métricas e indicadores para avaliá-los e quantificá-los ainda são restritos. No Brasil, a relação universidade-indústria tem evoluído, novas leis de inovação têm se instituído pelo setor público e novos conceitos como universidade empreendedora têm surgido. Por isso, o estudo em questão busca se apropriar de indicadores existentes sobre a orientação empreendedora na universidade de pesquisa em diferentes níveis institucionais para avaliar a performance da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO) e do Instituto Tecnológico (ITUC) de forma quantitativa e qualitativa. Em especial, tratando de inovações de base técnica-científicas, foco deste estudo, é de suma importância compreender as formas pela qual o conhecimento científico se transfere para além dos laboratórios, trazendo impacto para a sociedade e quais as maneiras de otimizar a relevância e papel da universidade de pesquisa na era do conhecimento.

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