$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MODELAGEM, ANÁLISE, SIMULAÇÃO E CONTROLE DA DINÂMICA DE MOTOCICLETAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAMON FELIPE BRANDAO DO NASCIMENTO

Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 44571
Catalogação:  27/08/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44571@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44571@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.44571

Resumo:
O trabalho aqui apresentado consiste na modelagem, análise, simulação e implementação de técnicas de controle de um veículo de duas rodas para diferentes velocidades, considerando os principais efeitos e parâmetros associados à 5 graus de liberdade (posição/ velocidade longitudinal e lateral, ângulo de guinada, rolagem e de esterçamento do guidão), como por exemplo: massa, momentos de inércia, inclinação do guidão e características do pneu. Será realizada a análise de sensibilidade da dinâmica do modelo linearizado aos parâmetros significativos e a investigação dos modos típicos de uma motocicleta: capsize, weave e wobble. Além disso serão tratadas diferentes estratégias de controle para os problemas de estabilidade e acompanhamento de trajetórias: realimentação de estado e acompanhamento de trajetória prevista, tendo os modelos lineares simulados em Simulink/Matlab.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui