$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ENSAIOS EM PREVISÃO DE CARGA A CURTO PRAZO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LACIR JORGE SOARES

Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - Orientador
MARCELO CUNHA MEDEIROS - Coorientador
LEONARDO ROCHA SOUZA - Coorientador
Número do Conteúdo: 4438
Catalogação:  26/01/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4438@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4438@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4438

Resumo:
A previsão de carga é considerada uma poderosa ferramenta no controle e planejamento de sistemas elétricos. Um grande número de pesquisadores têm sugerido, recentemente, diversas técnicas para previsão de carga a curto prazo. Este trabalho estuda a aplicabilidade de modelos lineares. O trabalho pretende ser uma base para uma aplicação real de previsão. Os modelos foram desenvolvidos e testados com dados reais de carga de uma empresa de eletricidade situada no sudeste de Brasil. Todos os modelos são propostos para dados secionais, isto é, a série de carga de cada hora é estudada separadamte como uma série única. Esta abordagem evita a modelagem de padrões intra-dia (perfil da carga) complexos apresentados pela série de carga, que variam durante os dias da semana e nas estações. Três modelos são estudados, primeiro um modelo um modelo SARIMA ajustado por variáveis binárias DASARIMA, adotado como modelo de referência, o segundo um modelo em duas etapas que considera a existência de componentes determinísticos para modelar a tendência, a sazonalidade e os efeitos do calendário, denominado modelo autorregressivo sazonal em dois níveis - TLSAR; e o último um modelo de de memória longa generalizada ajustado por variáveis binárias - DAGLM. Os resultados dos ensaios mostraram que os modelos horários são bem apropriados para uma aplicação de previsão. Os erros de previsão, das duas últimas abordagens, são menores que os do modelo de referência, DASARIMA. O trabalho sugere que este tipo de modelos horários devem ser testados mais completamente a fim de fornecer uma opinião final sobre sua aplicabilidade.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
TABELAS, BIBLIOGRAFIA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui