$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: AVALIAÇÃO METROLÓGICA E COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL DA TÉCNICA DE MEDIÇÃO DE ENXOFRE EM ÓLEO DIESEL POR FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): OLIVIA WOYAMES PINTO

Colaborador(es):  MARIA ISABEL PAIS DA SILVA - Orientador
ALCIR DE FARO ORLANDO - Coorientador
Número do Conteúdo: 4390
Catalogação:  14/01/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4390@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4390@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4390

Resumo:
Os compostos de enxofre estão presentes em todos os derivados de petróleo bruto. Para o meio ambiente, dois poluentes resultantes da queima do óleo diesel são considerados críticos, o material particulado (MP) e os óxidos de nitrogênio. Sendo que o primeiro tem relação direta com o teor de enxofre no óleo diesel e a presença do segundo nos gases de escapamento tem relação primordial com o projeto de motor. Daí a importância do monitoramento do teor de enxofre em óleo diesel, cuja qualidade e a rastreabilidade de medição foi verificada em seis laboratórios do Rio de Janeiro através de uma participação em um Programa de Comparação Interlaboratorial. Houve a necessidade de enquadramento da técnica de medição de enxofre por fluorescência de raios-x (FRX) baseado na norma ASTM D 2622-98 em cumprimento aos requisitos da ABNT ISO/IEC 17025, a qual especifica a competência para a realização de ensaios e/ou calibrações. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise metrológica do ensaio de determinação do teor de enxofre em óleo diesel por fluorescência de raios-x. Foram utilizados como parâmetros de desempenho, a faixa de trabalho, a linearidade, o limite de detecção e de quantificação, a exatidão, a repetitividade, a reprodutibilidade e a incerteza de medição. Nesta análise metrológica foi observado que o uso de material de referência certificado e os parâmetros de desempenho no limite de 95,45 por cento de confiança apresentaram resultados compatíveis com a metodologia. Quanto ao desempenho no ensaio de proficiência dos laboratórios participantes, o programa orientou-os na identificação de erros não detectados pelo próprio laboratório, propiciando o aprimoramento das técnicas analíticas, melhoria na qualidade das medições e maior confiabilidade dos resultados obtidos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui