$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O IMPACTO DOS SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO (ERP) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SILVIO GLICERIO MENDONCA

Colaborador(es):  SILVIO HAMACHER - Orientador
Número do Conteúdo: 4388
Catalogação:  14/01/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4388@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4388@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4388

Resumo:
A presente dissertação é um estudo sobre instituições de ensino privado e seus processos de negócio. Procurou-se observar o impacto ocorrido na realidade cultural e operacional das entidades de ensino, com base na integração dos processos entre as áreas administrativa, pessoal e acadêmica. Algumas dessas entidades passaram a utilizar um Sistema Integrado de Gestão ERP - Enterprise Resource Planning, esperando obter melhoria nos seus processos, redução de custos e diferencial competitivo. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre: tipologias de sistemas de informação, aplicações verticais versus horizontais, definição de ERP, processos de negócio, fornecedores, mercado, histórico e ERP voltado a atividades de ensino. Foram entrevistadas pessoas-chave nas entidades utilizando-se de questionários semiestruturados. As análises e conclusões obtidas pretendem ampliar o conhecimento na área de gestão de recursos e processos em instituições de ensino.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui