$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: A AUTOEFICÁCIA: FIO CONDUTOR ENTRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Autor: ELIS RENATA DE BRITTO SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAGDA PISCHETOLA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 43825
Catalogação:  19/08/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43825@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43825@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.43825

Resumo:
As tecnologias digitais estão promovendo várias transformações na sociedade, mas na educação essas ferramentas não ressignificaram as práticas pedagógicas. Este estudo entende as tecnologias digitais como artefatos culturais imersos nos nossos hábitos, costumes e crenças. A pesquisa visa compreender a perspectiva dos docentes sobre as tecnologias digitais a partir de um mergulho nas suas crenças pedagógicas, em particular a crença de autoeficácia computacional docente. O estudo quantitativo e qualitativo se desenvolveu em duas partes: entrevistas de 64 professores em 8 escolas públicas de ensino fundamental do Município do Rio de Janeiro, entre 2014-2016. E em 2018 ocorreram dois grupos focais em duas escolas selecionadas para prosseguir o estudo porque os docentes apresentaram percepções da tecnologia próximo de artefato cultural. Os resultados das entrevistas demonstraram que a maioria dos docentes (63) utilizam as tecnologias no âmbito pessoal, mas quando verificamos o ambiente escolar esse grupo diminuiu para 47. E apenas 17 destes conseguiram modificar suas práticas pedagógicas usando as TIC. A experiência direta foi a fonte de informação da autoeficácia mais relevante. Na análise dos grupos focais, novamente a experiência direta se destaca, junto com a persuasão social e a preocupação com o aluno (variável contextual). Ao final do estudo nota-se que a autoeficácia computacional docente não representa uma confiança contínua, muito pelo contrário é influenciada por outros fatores e por isso está em constante transformação. Para pesquisas futuras o aprofundamento do conhecimento sobre as crenças de autoeficácia com foco nas TIC é imprescindível, principalmente, a sua relação com outras incógnitas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui