$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: AS PERCEPÇÕES INCONSCIENTES NO PENSAMENTO DE GOTTFRIED W. LEIBNIZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MICHAEL PONTES DE ABREU

Colaborador(es):  DEBORAH DANOWSKI - Orientador
Número do Conteúdo: 4363
Catalogação:  09/01/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4363@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4363@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4363

Resumo:
Atentando para a importância manifesta que as percepções inconscientes desempenham no pensamento de Leibniz, essa pesquisa tem por objetivo apresentar um exame minucioso de sua natureza, e de como elas se inserem nas argumentações desenvolvidas pelo filósofo. Para tanto, elegemos a obra Novos Ensaios sobre o Entendimento Humano (1704) como base de nossas investigações, por considerarmos que ela seja o escrito onde o autor mais minuciosamente trata do tema que nos propomos a examinar. Participando quase que integralmente de todos os temas analisados por Leibniz nos Novos Ensaios, o conceito de percepção inconsciente, além de apresentar uma grande amplitude teórica, adquire também um número considerável de matizes conforme se insere nos diferentes contextos examinados, perfazendo um conceito de difícil entendimento. Por conta disso, dividimos nossa Dissertação em duas partes, buscando compreender in abstrato, ou seja, da maneira mais geral possível, qual a natureza dessas percepções, para apenas em seguida analisarmos como elas efetivamente se inserem nas diferentes temáticas examinadas na obra, a saber: conhecimento, moral, psicologia e metafísica.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTO, RESUMO, RÉSUMÉ E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
PARTE I  PDF
PARTE 1, CAPÍTULO 1  PDF
PARTE I, CAPITULO 2  PDF
PARTE I, CAPÍTULO 3  PDF
PARTE I, CAPÍTULO 4  PDF
PARTE I, CAPÍTULO 5  PDF
PARTE II  PDF
PARTE 2, CAPÍTULO 1  PDF
PARTE II, CAPÍTULO 2  PDF
PARTE II E CAPÍTULO 3  PDF
PARTE II, CAPÍTULO 4  PDF
PARTE 2, CAPÍTULO 5  PDF
PARTE III, CONCLUSÃO  PDF
BIBLIOGRAFIA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui