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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RITMO E CAOS: TEMPORALIDADES URBANAS NAS OBRAS DE PIET MONDRIAN E RICHARD SERRA Autor: ANA HOLCK
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RONALDO BRITO FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4358
Catalogação: 08/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4358@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4358@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4358
Resumo:
Título: RITMO E CAOS: TEMPORALIDADES URBANAS NAS OBRAS DE PIET MONDRIAN E RICHARD SERRA Autor: ANA HOLCK
Nº do Conteudo: 4358
Catalogação: 08/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4358@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4358@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4358
Resumo:
As obras de Piet Mondrian e Richard Serra possuem
profunda relação com a metrópole. Seus trabalhos
abrangeram distintas temporalidades urbanas no decorrer
do século XX, e foram permeados direta e indiretamente
pela música e pela dança, artes temporais igualmente
circunscritas ao fenômeno urbano. Mondrian identifica no
ambiente moderno, dinâmico e veloz, da Paris da primeira
metade do século XX, as premissas de sua teoria oplástica
do equilíbrio universal. Procurava realizar sua teoria em
outras artes além da pintura, de modo que ao integrar-se
à vida, a arte desapareceria. Sua chegada a América
coincide com a transferência do centro artístico mundial
de Paris para Nova York. No rico embate entre Europa e
América, percebemos as diferenças entre a monumental
escala do Novo Continente e a permanente atividade de seu
povo, em contraposição às dimensões tímidas e o
temperamento contemplativo do homem do Velho Continente.
Hoje, a mecanização das metrópoles já não é mais polêmica
ou fascinante, mas responsável pela monótona e repetitiva
vida urbana da qual partiu a obra dos Pós-Minimalistas,
entre os quais, Richard Serra. O caráter utópico da
intura de Mondrian, cuja virtualidade se queria
transformadora da realidade, visando a sociedade madura
exemplificada pela América, está ausente na arte do pós-
guerra. Os planos inseridos por Serra no tecido urbano
não querem su-cumbir ao colapso do grid cubista, buscam o
embate literal entre o habitante da metrópole e as
coisas que o cercam, num mundo já muito pouco palpável.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
INTRODUÇÃO | |
PARTE I, CAPITULO 2 | |
PARTE II, CAPÍTULO 2 | |
PARTE III - CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 2 - PARTE 4 | |
PARTE I, CAPÍTULO 3 | |
PARTE II E CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 3 - PARTE 3 | |
CAPÍTULO 3 - PARTE 4 | |
CAPÍTULO 3 - PARTE 5 | |
CONCLUSÃO | |
BIBLIOGRAFIA |