$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A REDESCOBERTA DA CONSCIÊNCIA NA FILOSOFIA DA MENTE CONTEMPORÂNEA: SUBJETIVISMO, REDUCIONISMO E A HIPÓTESE DO FECHAMENTO COGNITIVO
Autor: CARLOS DIOGENES CORTES TOURINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO LUIZ DE CASTILHO FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4355
Catalogação:  07/01/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4355@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4355@2
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4355@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4355

Resumo:
A pesquisa concentra-se em torno da noção de consciência, mais precisamente, em torno da redescoberta dessa noção na Filosofia da Mente contemporânea. Antes, porém, mostra- nos, através de uma revisão histórica dos estudos sobre a mente, que a referida noção passa por transformações importantes do século XVII ao final do século XIX, sendo caracterizada, em momentos distintos, como reflexividade,como intencionalidade e como memória. Em seguida, após analisar o processo de enfraquecimento dos estudos sobre a consciência no começo do século XX, a pesquisa aborda a retomada desses estudos na Filosofia da Mente contemporânea, registrando seus principais programas de pesquisa, bem como os impasses criados a partir das controvérsias entre as teorias reducionistas da consciência e as teorias subjetivistas, partidárias de um anti- reducionismo. Ao final, analisando a hipótese do fechamento cognitivo, nas versões do naturalismo não-construtivo e da teoria da diafaneidade,a pesquisa aponta-nos uma solução para os impasses acerca do problema da consciência no cenário contemporâneo, procurando ressaltar algumas implicações importantes para uma compreensão da consciência para além de um domínio intencional.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
CAPÍTULO 8  PDF  
CAPÍTUTO 9  PDF  
CAPÍTULO 10  PDF  
CAPÍTULO 11  PDF  
CAPÍTULO 12  PDF  
CAPÍTULO 13  PDF  
CAPÍTULO 14  PDF  
BIBLIOGRAFIA E APÊNDICES  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui