INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CONTRIBUIÇÃO PARA SISTEMATIZAR A ANÁLISE DA DINÂMICA DE CADEIAS DE SUPRIMENTO: PROPOSTA DE UM MÉTODO DEANÁLISE E A SUAAPLICAÇÃO À INDUSTRIA AUTOMOTIVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO

Colaborador(es):  SILVIO HAMACHER - Orientador
Número do Conteúdo: 4320
Catalogação:  19/12/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4320@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4320@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4320

Resumo:
Uma das maiores mudanças de paradigmas da atual gestão empresarial é relacionada ao fato de que, freqüentemente, unidades de negócios individuais (empresas) não competem mais como unidades isoladas, mas como cadeia de suprimento, estabelecendo, assim, uma nova lógica de competição. Nessa nova lógica, a potencialidade para gerar vantagem competitiva deixou de estar dentro dos limites de uma empresa para estar distribuído entre as empresas que pertencem a uma mesma cadeia. Para atingir essa vantagem, devem ser estabelecidas a integração e otimização da cadeia sobre a perspectiva da Gestão da Cadeia de Suprimento (SCM). A forma com que empresas pertencentes a uma mesma cadeia estão associadas visando a SCM é chamada nessa tese como a dinâmica da cadeia de suprimento. Nesse contexto, a presente tese de doutorado tem como objetivo sistematizar a análise dos elementos relevantes para a dinâmica de uma cadeia de suprimento. Esses elementos relevantes possuem desdobramentos que são comuns às diferentes cadeias de um segmento industrial e outros que são particulares a cada uma dessas cadeias. Com isso, a análise da dinâmica é feita primeiramente para um segmento industrial e em seguida para uma cadeia particular. No caso da tese o segmento analisado é a industria automotiva e a cadeia particular analisada é a responsável pela criação, produção e distribuição de um modelo esportivo de luxo compacto produzido por uma montadora de veículos européia. As principais contribuições dessa tese são a elaboração de um método que possibilite a análise da dinâmica de uma cadeia de suprimento sob a perspectiva da SCM e a sua aplicação nas cadeias de suprimento de quatro plantas de um modelo de uma montadora de veículos, de forma a ilustrar o uso do método. Pode-se concluir com a aplicação do método de análise proposto na tese que as cadeias de suprimento estudadas se encontram em estágios distintos de desenvolvimento de SCM. As diferentes forças atuantes em cada cadeia fazem com que determinados conjuntos de ações que visam a SCM sejam desenvolvidas PUC-Rio em algumas cadeias e não em outras. O mesmo ocorre com a presença dos fatores que viabilizam esses conjuntos de ações nos diferentes elos dos processos de negócio de cada cadeia.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui