XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: POLICIES OF AFFIRMATIVE ACTION AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF NA UNDERGRADUATE COURSE IN SOCIAL SERVICES AT THE CATHOLIC UNIVERSITY, RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) Autor: MONICA ANDREA OLIVEIRA ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4312
Catalogação: 16/12/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4312@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4312@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4312
Resumo:
Título: POLICIES OF AFFIRMATIVE ACTION AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF NA UNDERGRADUATE COURSE IN SOCIAL SERVICES AT THE CATHOLIC UNIVERSITY, RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) Autor: MONICA ANDREA OLIVEIRA ALMEIDA
Nº do Conteudo: 4312
Catalogação: 16/12/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4312@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4312@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4312
Resumo:
This research is marked by the complexity of the relations
between education and cultural diversity, an emerging theme
in the field of education, specifically in
basic education and now entering higher education, with the
implementation of socalled affirmative action. Such
policies are aimed at overcoming the disadvantages
of the black population, women and other discriminated
groups, seeking to promote equality among the different
groups that compose society. The Catholic University of
Rio de Janeiro (PUC-Rio) has been developing since 1994, a
project in partnership with several community courses
preparing disadvantaged youths for university
entrance examinations, specifically the University Entrance
Examination Course for Blacks and the Poor (PVNC - Pré-
Vestibular para Negros e Carentes), providing full
scholarships, in several of its undergraduate courses, for
students from these community courses who pass the entrance
examination. Of special interest is the
undergraduate course in Social Services, with 98% of its
students coming from community courses and/or being black.
This research project has sought to understand how the
experience of this course is configured within the universe
of the university, its characteristics, difficulties,
conquests and challenges, from the point of view of its
diverse actors. Nine professors, one male student and
fifteen females students were interviewed.