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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA PUC-RIO Autor: MONICA ANDREA OLIVEIRA ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4312
Catalogação: 16/12/2003 Liberação: 16/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4312@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4312@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4312
Resumo:
Título: POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA PUC-RIO Autor: MONICA ANDREA OLIVEIRA ALMEIDA
Nº do Conteudo: 4312
Catalogação: 16/12/2003 Liberação: 16/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4312@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4312@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4312
Resumo:
Esta pesquisa está marcada pela complexidade das relações
entre educação e diversidade cultural, temática emergente
no campo da educação, que vem sendo trabalhada mais
especificamente na educação básica e foi enfatizada no
ensino superior com a implementação das chamadas ações
afirmativas. Tais políticas têm como objetivo superar as
desvantagens que negros, mulheres e outros grupos
discriminados sofreram e, para isso, buscam promover a
igualdade entre os diferentes grupos que compõem a
sociedade. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro (PUC-Rio), vem desenvolvendo, desde 1994, um
projeto em parceria com diversos pré-vestibulares
comunitários e, mais especificamente, com o PVNC (Pré-
Vestibular para Negros e Carentes), de concessão de
bolsas
integrais de estudo para os diversos cursos oferecidos
pela
universidade aos alunos/as oriundos/as de camadas
populares e afrodescendentes que obtiverem aprovação no
exame de vestibular. No contexto desse projeto destaca-se
o
curso de graduação em Serviço Social, que possui
98% de alunos/as oriundos/as de pré-vestibulares
comunitários e afrodescendentes. A presente pesquisa
buscou
compreender como se configura a experiência desse curso
de graduação dentro do universo da PUC-Rio, suas
características, dificuldades,conquistas e desafios, a
partir do ponto de vista de seus diferentes atores. Para
isso,foram entrevistadas nove professoras, um aluno e
quinze alunas do curso em questão.