As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LUCIANA MELLO RIBEIRO
Colaborador(es): HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - Orientador
Número do Conteúdo: 4292
Catalogação: 10/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4292@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4292@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4292
Resumo:
Título: O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LUCIANA MELLO RIBEIRO
Colaborador(es): HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - Orientador
Número do Conteúdo: 4292
Catalogação: 10/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4292@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4292@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4292
Resumo:
A pesquisa buscou identificar as representações de
ambiente, educação e informação que mobilizam a prática
de
educadores e jornalistas ambientais e a forma como isso
ocorre. Procurou-se entender como se constituem tais
representações e que relação guarda o processo de
construção destas com aspectos da vida, como a família, a
formação para o trabalho e o exercício profissional. Os
dados foram colhidos através de entrevistas semi-
estruturadas, havendo questões em comum e outras
específicas a cada uma das profissões. Para a
interpretação, utilizou-se a análise de conteúdo.
Entender
como se estruturam as representações destes profissionais
contribui para pensar possíveis estratégias para a
formação
continuada, destinadas a qualificar a educação ambiental
e
o ecojornalismo. A percepção, os valores e a experiência
foram componentes significativos para desvendar o caminho
das representações.