As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: INFANCY, LANGUAGE AND LITERACY: EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN THE PUBLIC SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): PATRICIA CORSINO
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 4282
Catalogação: 09/12/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4282@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4282@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4282
Resumo:
Título: INFANCY, LANGUAGE AND LITERACY: EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN THE PUBLIC SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): PATRICIA CORSINO
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 4282
Catalogação: 09/12/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4282@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4282@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4282
Resumo:
This thesis is related to the research Professional
development opportunities for the personnel of early
childhood education in the state of Rio de Janeiro:
conceptions, policies and its implementations. It concerns
the fields of early childhood education, public policies,
infancy, language and literacy. Its main concern is the
understanding of the conceptions of infancy, language and
literacy that resemble to practices and speeches of the
different instances of the early childhood education in the
public Schools of the city of Rio de Janeiro. This thesis
is based on current literature concerning the history and
early education policy;on the proposition that children are
culture producers, citizens of rights and on language as a
space for social interaction, awareness and growth. Specific
bibliography references from each center of the research
outlined these principles, however it had as a main source
of ideas Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin and Lev Vygotsky.
The first chapter discusses the history and social
construction of childhood and focuses the childhood
situation in Brazil, pointing out the educational system
challenges concerning early childhood education. The
second chapter considers the language issues related to
infancy, questioning and proposing ideas to early childhood
education. It brings up the importance of the written
language in the contemporary world, infancy and literacy,
the construction process of writing and the limits and
possibilities of children's literature. The third
chapter focuses the early childhood education in the public
schools in Rio de Janeiro: describes early childhood
education, examines its history in the city of Rio de
Janeiro and presents questions identified through
observations and interviews.
Descrição | Arquivo |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CONCLUSION | |
REFERENCES |