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Título: INFÂNCIA, LINGUAGEM E LETRAMENTO: EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PATRICIA CORSINO

Colaborador(es):  SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 4282
Catalogação:  09/12/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4282@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4282@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4282

Resumo:
Esta tese, integrada à pesquisa Formação de Profissionais da Educação Infantil no Estado do Rio de Janeiro: concepções, políticas e modos de implementação, se situa nos campos da Educação Infantil, políticas públicas, infância, linguagem e letramento. Teve como preocupação central conhecer as concepções de infância, linguagem e letramento que permeiam os discursos e as práticas das diferentes instâncias da Educação Infantil da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro. Fundamenta-se teoricamente na produção relativa à história e política da educação da criança de 0 a 6 anos, na concepção de criança como produtora de cultura, cidadã de direitos e na linguagem enquanto espaço das inter- relações sociais e lugar de constituição da consciência, desenvolvimento e formação. Estes fundamentos foram delineados a partir de referencial bibliográfico específico de cada eixo de estudo, mas teve como pilares as idéias de Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin e Lev Vygotsky. O primeiro Capítulo discute a construção histórica e social da infância e aborda a situação da infância no Brasil, apontando os desafios postos hoje aos sistemas educacionais, no que diz respeito à Educação Infantil. O segundo Capítulo abre as discussões às questões de linguagem que se relacionam à infância, fazendo indagações e propostas para a Educação Infantil. Traz a centralidade da linguagem escrita no mundo contemporâneo, infância e letramento, os processos de construção da escrita e os limites e possibilidades da literatura infantil para a criança de 0 a 6 anos. O terceiro Capítulo focaliza a Educação Infantil da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: após traçar o panorama da cobertura do atendimento da Educação Infantil, percorre a história da Educação Infantil no município e finaliza com as questões atuais identificadas em entrevistas e observações.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, ÍNDICE DE MAPAS, TABELAS E GRÁFICO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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