INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: NINGUÉM ENTRE ELES ERA INDIGENTE A RELEVÂNCIA DE UMA ECLESIOLOGIA SOLIDÁRIA PARA O RESGATE DA DIGNIDADE HUMANA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOSE LUIZ NEGRI

Colaborador(es):  ANA MARIA DE AZEREDO LOPES TEPEDINO - Orientador
Número do Conteúdo: 4281
Catalogação:  09/12/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4281@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4281@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4281

Resumo:
Partindo da realidade sócio-econômica e religiosa- cultural do povo latinoamericano, que durante quinhentos anos vem sofrendo todo tipo de humilhação, proponho a reflexão sobre a eclesiologia solidária, a fim de que a dignidade humana seja resgatada em todas as suas dimensões. Para alcançar este objetivo, tenho inspirado- me em Jesus Cristo Libertador e no compromisso com seu Evangelho, nas reflexões teológico-pastorais das três grandes Conferências do Episcopado latino-americano: Medellín (1968), Puebla (1979) e Santo Domingo (1992), na contribuição de teólogos e pastores comprometido seu com os pobres da América Latina que me ajudaram a definir os caminhos percorridos para o tratado da solidariedade na Igreja deste continente. Com este propósito, espero poder contribuir para que a Igreja, neste novo milênio, diante de novos desafios, não esqueça seu compromisso solidário com os pobres, acolhendo com renovado espírito as aspirações do povo por um mundo mais humano e as propostas teológico-pastorais que, desde o Vaticano II até hoje, têm contribuído para oresgate da vida e da dignidade humana. A solidariedade é uma característica latino-americana que se faz presente na história e na Igreja. Ela se manifesta no grito do pobre, na luta dos perseguidos por causa da justiça e na exigência do compromisso com a libertação integral de todas as pessoas. A perseguição sofrida por muitos cristãos é um dos sinais de uma Igreja comprometida e solidária com os pobres e injustiçados deste continente. Para o resgate da dignidade humana e para que não haja indigentes entre nós, a Igreja não pode abrir mão da luta solidária pela libertação de todos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui