XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CORPORATE CODE OF ETHICS AND THE ETHICAL DECISION-MAKING PROCESS Autor: ANDREA CHERMAN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA AMELIA TOMEI - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4274
Catalogação: 05/12/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4274
Resumo:
Título: CORPORATE CODE OF ETHICS AND THE ETHICAL DECISION-MAKING PROCESS Autor: ANDREA CHERMAN
Nº do Conteudo: 4274
Catalogação: 05/12/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4274
Resumo:
The Corporate Code of Ethics, its format and ethical
orientation, implementation framework and supporting tools
included in the ethics management program, have a strong
influence in the internal stakeholder ethical behavior,
and, consequently, it reflects on the Ethical Decision
Making Process in organizational daily activities. This
study evaluates whether the values expressed in the ethics
document, in fact, conduct the real practice in generating
ethical decisions in the relationship organization-
consumers. The analysis is done crossing three
perspectives: from the ethics manager, the code content,
values and supporting tools; from the lawyer advisory, the
perception about the code of ethics, as it is the area in
charge of mediating the conflicts with consumers; and
the practiced reality extracted from the public prosecuting
processes opened by consumers. This analysis was carried
out in four large companies, with different histories and
characteristics, but all pertaining to the same sector. The
Sector of Private Health Care System concentrates a large
number of consumers complaints, once the sector is built on
a conflict of interest basis. This study reveals that the
organizations, which adopt ethics supporting tools included
in a consistent program, obtain support to the code of
ethics and are able to legitimate the values among the
organizational members. It results positively on the ethical
decision making process. Those organizations that do not
adopt supporting tools in a consistent way are not able to
legitimate the ethical conduct and do not incorporate it to
the employees behavior, generating non-ethical decision-
making.