INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC



Título: CÓDIGOS DE ÉTICA CORPORATIVA E A TOMADA DE DECISÃO ÉTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDREA CHERMAN

Colaborador(es):  PATRICIA AMELIA TOMEI - Orientador
Número do Conteúdo: 4274
Catalogação:  05/12/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4274@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4274

Resumo:
O Código de Ética Corporativa, seu modelo e orientação ética, forma de implementação e instrumentos utilizados para suportá-lo, inseridos no programa de gestão ética, influenciam no comportamento ético dos stakeholders internos e, conseqüentemente, na Tomada de Decisão Ética nas atividades diárias da organização. Este estudo avalia se os valores expressos no documento de ética de fato orientam a ação prática, gerando decisões éticas na relação com o consumidor final. A análise dá-se pelo cruzamento de três perspectivas: do gestor de ética sobre o expresso no código e os instrumentos de suporte; a percepção do Código de Ética pela área jurídica, responsável por intermediar o conflito com o consumidor; e a realidade prática extraída dos processos públicos abertos pelos consumidores nos órgãos de defensoria. A análise foi realizada em quatro grandes organizações, de origens e características distintas, todas pertencentes ao Setor de Planos Privados de Assistência à Saúde, o qual historicamente concentra grande número de reclamações dos consumidores, uma vez que está concebido sobre uma base de conflitos de interesses. O estudo revela que as organizações que adotam instrumentos de gestão ética, inseridos em um programa consistente, obtêm suporte ao código de ética e legitimam a incorporação dos valores entre os membros da organização, resultando positivamente na tomada de decisão ética. Aquelas organizações que não adotam instrumentos de gestão ética para suportar o código de ética de modo consistente, não conseguem legitimar a conduta ética e incorporá-la no comportamento dos funcionários, resultando na tomada de decisão não ética.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
CAPÍTULO 8  PDF  
CAPÍTUTO 9  PDF  
CAPÍTULO 10  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
ANEXOS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui