$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O PAPEL DA MEMÓRIA NA (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: O CASO DA ESCOLA EDEM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALICE FUCS

Colaborador(es):  ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA - Orientador
Número do Conteúdo: 42726
Catalogação:  01/08/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=42726@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=42726@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.42726

Resumo:
Esta pesquisa, situada no ponto de convergência entre os estudos de identidade organizacional e os estudos sociais de memória, tem por objetivo investigar a recorrente (re)construção identitária de uma escola privada (fundada em 1969 e situada na cidade do Rio de Janeiro), a partir de suas práticas e ações mnemônicas coletivas. Com o objetivo de aprofundar o entendimento das relações entre identidade e memória no âmbito coletivo, este trabalho propôs-se a investigar os dois conceitos a partir da perspectiva social construcionista, fruto de um processo de negociação cotidiana entre os membros da organização, influenciado por diferentes indivíduos, grupos, equipes de gestão e outros coletivos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, a coleta de dados utilizou fontes provenientes de (a) entrevistas com membros da organização de diferentes funções e níveis hierárquicos; (b) entrevistas com membros externos relacionados à organização de forma indireta; (c) coleta documental; e (d) observação não participante. Em relação à análise dos dados, assumiu-se a flexibilidade da análise temática, para compreender o fenômeno proposto levando em consideração as influências de diferentes atores e contextos sociais. Foram identificados cinco períodos-chave, nos quais a reconstrução identitária se mostrava, de forma mais explícita, necessária à continuidade da essência da organização, e as práticas e ações mnemônicas foram então analisadas ao longo desses períodos. Desta forma, foi possível identificar como a relação dinâmica (processo social contínuo de construção e reconstrução) entre identidade e memória contribuiu para manter a continuidade, ao longo de cinquenta anos, da identidade da escola Edem.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui