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Coleção Digital
Título: DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM CONTROLADOR DE FREIOS PARA A APLICAÇÃO EM AERONAVES Autor: PABLO MILHEIRO NOVAES DE ARAUJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELON VICENTE HULTMANN AYALA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 42652
Catalogação: 01/08/2019 Liberação: 01/08/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=42652&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=42652&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.42652
Resumo:
Título: DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM CONTROLADOR DE FREIOS PARA A APLICAÇÃO EM AERONAVES Autor: PABLO MILHEIRO NOVAES DE ARAUJO
Nº do Conteudo: 42652
Catalogação: 01/08/2019 Liberação: 01/08/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=42652&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=42652&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.42652
Resumo:
Os sistemas de controle de freio são imprescindíveis para as grandes aeronaves atuais, devido à grande energia a ser dissipada durante a manobra de pouso ou de rejeição de decolagem. Para garantir o melhor desempenho de frenagem é necessário atingir o maior coeficiente de atrito entre pneu e solo, o qual varia com o deslizamento do pneu e as condições da pista. Desta forma, para freiar a aeronave da maneira mais eficiente possível, o sistema de controle de freio deve assegurar que o deslizamento do pneu esteja na faixa ótima para cada tipo de pista. Este trabalho propõe a aplicação de um controlador PID digital para o controle do deslizamento do sistema não linear. Uma simulação usando um modelo de trem de pouso, de atuação e de pneu é utilizada para o projeto do controlador. A metodologia é aplicada utilizando uma otimização por dois algoritmos evolutivos para a parametrização do controlador. A otimização por enxame de partículas e por algoritmo genético convergiram para controladores com bom desempenho para seguir o valor de referência de deslizamento, para isso uma função objetivo capaz de penalizar soluções instáveis foi dimensionada.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |