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Coleção Digital
Título: FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REGULAR PÚBLICO NO ESTADO DO TOCANTINS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): WALTER FALCHI HONORATO
Colaborador(es): ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
Número do Conteúdo: 4256
Catalogação: 03/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4256@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4256@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4256
Resumo:
Título: FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REGULAR PÚBLICO NO ESTADO DO TOCANTINS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): WALTER FALCHI HONORATO
Colaborador(es): ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
Número do Conteúdo: 4256
Catalogação: 03/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4256@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4256@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4256
Resumo:
Este trabalho procurou conhecer a proposta para a educação
formal da Fundação Fé e Alegria, a partir de um
estabelecimento estadual de ensino: o Colégio Frei Antônio,
em Tocantínia - TO. Inicialmente, este percurso foi
instigado por uma pesquisa realizada com escolas católicas
estadunidenses. Houve o estudo de documentos sobre a
educação católica no Brasil, sobre a trajetória e ideário
da Fundação Fé e Alegria e sobre a história da escola
estadual em foco. Para uma aproximação da realidade da
escola escolhida foram realizadas observações de campo,
entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários
na escola, junto à direção e os corpos docente e discente e
também entrevista junto a uma liderança indígena local.
Como o Colégio Frei Antônio é perpassado pela riqueza da
cultura indígena xerente, a análise dos dados coletados
procurou discutir a aquisição da língua portuguesa como um
instrumental na luta pelos direitos indígenas. Considerou-
se, ainda, o conjunto de relações existentes na escola como
um modo de vivência de valores comunitários.