$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: CONSTRUÇÃO COM FIBROSOLO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O RESGATE DA TÉCNICA DE TAIPA, E SEUS EFEITOS NO AMBIENTE DE CLIMA TROPICAL ÚMIDO COM ESTAÇÃO SECA E CHUVAS DE VERÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FERNANDO BETIM PAES LEME

Colaborador(es):  JOSE LUIZ MENDES RIPPER - Orientador
Número do Conteúdo: 4255
Catalogação:  03/12/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4255@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4255@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4255

Resumo:
A busca de modelos de desenvolvimento que minimizem ao máximo o impacto sobre o ambiente em que vivemos é o ideal a ser alcançado. Os benefícios proporcionados através dos objetos construídos pelo homem neste ambiente são reflexos de uma interferência adequada ao espaço habitado. Neste trabalho esta interferência é produzida pelas construções habitacionais. No bairro do Monteiro, área rural do município de Itamonte-MG, notou-se um processo de deterioração e empobrecimento dos conhecimentos construtivos tradicionais, inclusive a taipa. Apesar da eficiência destas construções, observou-se a gradativa degradação de alguns modos construtivos tradicionais no local. Os conhecimentos originais, de manejo de materiais adequado ao clima e local, foram abandonados e esquecidos. O trabalho de pesquisa que se apresenta aqui tem como objetivo fazer das técnicas construtivas consagradas, e que se utilizam de solo cru, um objeto de estudo a fim de resgatar conhecimentos e procedimentos, aperfeiçoá-los, adaptá-los a determinado local e mantê-los em desenvolvimento. A aplicação da metodologia do Laboratório de Investigação em Living Design ( LILD), será a base de sustentação dos experimentos que se realizarão ao longo do trabalho. Resumidamente esta metodologia propõe primeiramente após um estudo das características do contexto local, experimentos iniciais e empíricos, em campo e em laboratório, tendo sempre a participação e atuação dos membros da comunidade. A investigação tem prosseguimento com ensaios científicos, que permitem o controle e o aperfeiçoamento nos procedimentos utilizados em tais técnicas. Posteriormente a estas etapas aplicam-se novamente outros experimentos práticos no campo e novamente com participação da comunidade. Do compartilhamento das atividades do pesquisador e dos obreiros locais, resultou uma troca de informações que permitiu a aplicação do aprendizado da produção e da pesquisa num mesmo objeto. Aparecem com destaque no percurso do trabalho, experimentos que demonstraram a importância da utilização das fibras, não somente como agente estabilizador do solo, mas permitindo sim, novas possibilidades de vedações leves, principalmente como elemento definidor de compósitos em forma de lâminas e cascas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
CAPÍTULO 8  PDF  
CAPÍTUTO 9  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui