$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PROJETO DE TABULEIRO DE COMPORTA HIDRÁULICA PLANA CONSIDERANDO A NORMA ABNT-NBR8883
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FLAVIO HORSTH DE SETA

Colaborador(es):  MARCO ANTONIO MEGGIOLARO - Orientador
Número do Conteúdo: 42363
Catalogação:  26/07/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=42363@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=42363@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.42363

Resumo:
O processo de dimensionamento de comportas é complexo, iterativo e repetitivo. Com tantos elementos dependentes uns dos outros, fica difícil saber por onde começar quando não se tem experiência na área. Este trabalho apresenta o projeto de uma comporta plana de forma simples. Com este objetivo são realizados um fluxograma e um script que podem ser utilizados para projetar comportas planas que apresentem configurações similares ao do trabalho. O fluxograma auxilia na tomada de decisões e serve como guia no dimensionamento ao mesmo tempo que o script facilita e agiliza a reprodução dos cálculos. A comporta projetada tem as dimensões de 4,7 metros de largura por 9,7 metros de altura e está sujeita a uma pressão hidrostática de até 33,5 metros de coluna de água. São dimensionados, de forma analítica e com ajuda da norma brasileira ABNT-NBR8883, os elementos de: viga principal, chapa de paramento, vigas de apoio e rodas. As rodas e vigas principais são posicionadas de forma a resistir aproximadamente à mesma carga. Esse dimensionamento é realizado com o objetivo de obter tensões aceitáveis para aços facilmente encontrados no mercado. É aplicado um coeficiente de segurança de 1,5 para a limite de escoamento. Essas tensões são comparadas com as obtidas pelo software ANSYS, que utiliza o método de elementos finitos. A simulação tem o objetivo de verificar a eficácia e eficiência dos cálculos realizados, frente a sua simplicidade. Essa simulação mostra que tanto o método analítico quanto a norma superdimensionam o projeto, já que a tensão de simulação resulta em uma média de 48 porcento da tensão calculada a partir das referências.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui