As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HOW TO REPRESENT THE PRODUCT DESIGN: ORDINARY AND COMPUTER GRAPHICS WAYS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): HELENA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Colaborador(es): REJANE SPITZ - Orientador
Número do Conteúdo: 4209
Catalogação: 27/11/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4209@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4209@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4209
Resumo:
Título: HOW TO REPRESENT THE PRODUCT DESIGN: ORDINARY AND COMPUTER GRAPHICS WAYS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): HELENA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Colaborador(es): REJANE SPITZ - Orientador
Número do Conteúdo: 4209
Catalogação: 27/11/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4209@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4209@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4209
Resumo:
Two-dimensional graphic representation - such as drawings -
and physical three-dimensional models - such as mock-ups
and prototypes - are resources traditionally used by
designers to communicate the idea of a project. With the
growth of computer use and the development of CAD (Computer
Aided Design), project areas gained one more graphic
representation resource. Considering this scenario, this
research work has investigated how Product Design students
at Pontificia Universidade Católica in Rio de Janeiro do the
representation and presentation of their projects. The
research was based on interviews with teachers and students
and concluded that both human varied capabilities and two-
dimensional or three-dimensional representation are relevant
- hand drawing ability, drawing practice, physical models
manufacturing and digital modeling are equally important.
It was also verified that there is a strong aspiration
between the interviewees for a revision of the present
course structure and for the development of new areas of
Computer Graphics utilization, so that the Product Design
students can achieve a better level of professional
capability.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY |
PDF ![]() |
INTRODUCTION |
PDF ![]() |
CHAPTER 1 |
PDF ![]() |
CHAPTER 2 |
PDF ![]() |
CHAPTER 3 |
PDF ![]() |
CHAPTER 4 |
PDF ![]() |
CHAPTER 5 |
PDF ![]() |
CHAPTER 6 |
PDF ![]() |
REFERENCES |
PDF ![]() |
ANNEX |
PDF ![]() |