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Avançada


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Título: A REPRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PRODUTO: MEIOS TRADICIONAIS E O USO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Autor: HELENA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  REJANE SPITZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4209
Catalogação:  27/11/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4209@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4209@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4209

Resumo:
Representações gráficas bidimensionais - tais como o desenho - e modelos tridimensionais físicos (maquetes, mock- ups ou protótipos) são recursos tradicionalmente utilizados por designers para comunicar a idéia de um projeto. Com a crescente inserção do computador no cotidiano e o desenvolvimento do CAD (Computer Aided Design), as áreas projetuais ganharam mais um recurso de representação gráfica: o desenho auxiliado por computador. Diante deste panorama, esta pesquisa procurou investigar junto a alunos e professores do curso de Desenho Industrial com Habilitação em Projeto de Produto do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio como se dá a representação e apresentação de seus projetos. A partir da análise do discurso dos entrevistados verificou-se a necessidade de se investigar não só como as diferentes habilidades e processos de representação bidimensional e tridimensional da idéia são utilizadas em paralelo, tais como a habilidade em desenhar à mão, a elaboração de modelos físicos, e a modelagem digital, mas também de se dar o devido destaque ao questionamento, por parte dos entrevistados, da estrutura curricular atual do curso, e sua demanda por novas frentes de atuação da disciplina de Computação Gráfica, de forma a permitir maior capacitação profissional aos alunos de projeto de produto.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
INTRODUÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
ANEXOS  PDF  
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