INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESIGN GRÁFICO VERNACULAR: A ARTE DOS LETRISTAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FERNANDA DE ABREU CARDOSO

Colaborador(es):  ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Número do Conteúdo: 4201
Catalogação:  26/11/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4201@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4201@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4201

Resumo:
Esta pesquisa pretende analisar a produção de material gráfico produzido pelas classes populares, o que é aqui denominado Design Gráfico Vernacular. O objetivo do trabalho é analisar este fenômeno através de pesquisa teórica, entrevistas, observações e análise gráfica do objeto em questão considerando o contexto social em que surge esse tipo de produção, o que a define, assim como o uso desses objetos. O objeto de estudo consiste em um conjunto de letreiros formado por três categorias de negócios de prestação de serviços, sendo eles: bares, restaurantes e lanchonetes; cabeleireiros e chaveiros, registrados na cidade do Rio de Janeiro. A partir da observação e análise do conjunto de letreiros confeccionados artesanalmente por profissionais especializados, os letristas, o trabalho busca também verificar a existência de uma linguagem própria desse tipo de produção. A pesquisa parte do princípio de que instâncias de legitimação provenientes de grupos sociais distintos, impõem valores e critérios de julgamento que afetam a produção de um campo de produção de bens simbólicos como o design. A importância desta pesquisa reside no fato de que a produção do design gráfico vernacular, mesmo caracterizando uma produção artesanal em uma sociedade pós-industrial, ainda é uma prática comum em todo o país. Esse tipo de produção convive com a produção do design gráfico culto dentro de uma mesma sociedade, porém ambos os campos de produção se formam para atender as necessidades de grupos sociais distintos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
INTRODUÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CONCLUSÃO  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui