As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HIPERTEXTO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INTERNET Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ALEXANDRE CANTINI REZENDE
Colaborador(es): REJANE SPITZ - Orientador
Número do Conteúdo: 4200
Catalogação: 26/11/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4200
Resumo:
Título: HIPERTEXTO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INTERNET Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ALEXANDRE CANTINI REZENDE
Colaborador(es): REJANE SPITZ - Orientador
Número do Conteúdo: 4200
Catalogação: 26/11/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4200
Resumo:
O cruzamento entre as características da juventude da
atualidade, com as características do hipertexto e a nova
textualidade por ele proposta, a conjuntura de exclusão
digital e a necessidade de mudança deste quadro são o ponto
de partida para a exploração do hipertexto e a sugestão,
com base nos postulados teóricos da pedagogia de David
Ausubel, de um conjunto de ferramentas para a elaboração de
um sistema em hipertexto que vise a eficiência pedagógica,
não apenas através do conteúdo por ele apresentado, mas de
uma série de posturas e ações por ele incentivadas. Num
mundo de crescente convergência para as mídias eletrônicas
de comunicação e disseminação da informação, torna-se
imperativo discutir e implementar medidas que visem a
inclusão digital, sob pena e risco não apenas de aumentar o
apartheid profissional entre incluídos e alijados da
informática, mas o próprio apartheid social, ao se formar
jovens despreparados para lidar com as novas demandas da
própria sociedade. No seio desta ebulição encontra-se a
escola diante do dilema de ter que escolher entre a inércia
de um sistema que já formou milhões, e a coragem de romper
paradigmas, diante da pressão provocada por alunos que cada
vez mais participam da tal Revolução Digital, e sofrem os
reflexos da interação com sistemas hipertextuais de
disponibilização da informação na Internet e das novas
práticas sociais que advém de suas ferramentas de
comunicação. O oferecimento de material didático em
ambiente hipertextual tem por objetivo contemplar estas
questões, bem como promover a inclusão digital de alunos,
pais e escolas.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 1 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 2 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 3 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 4 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 5 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 6 |
PDF ![]() |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
PDF ![]() |