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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO DE IMPACTO ECONÔMICO DECORRENTE DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS: UM INSTRUMENTO METROLÓGICO DE COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL: UM ESTUDO DE CASO PARA CIMENTO, AÇO, PNEUS E CARROCERIA DE ÔNIBUS: Autor: JAIME MAMANI TICONA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAURICIO NOGUEIRA FROTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4199
Catalogação: 26/11/2003 Liberação: 26/11/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4199@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4199@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4199
Resumo:
Título: AVALIAÇÃO DE IMPACTO ECONÔMICO DECORRENTE DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS: UM INSTRUMENTO METROLÓGICO DE COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL: UM ESTUDO DE CASO PARA CIMENTO, AÇO, PNEUS E CARROCERIA DE ÔNIBUS: Autor: JAIME MAMANI TICONA
Nº do Conteudo: 4199
Catalogação: 26/11/2003 Liberação: 26/11/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4199@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4199@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4199
Resumo:
Com base na regressão numérica de séries históricas associadas à produção de quatro produtos destacados no ranking mundial de produção (cimento, aço, pneus e carroceria de ônibus), a presente pesquisa de mestrado avalia os impactos econômicos decorrentes do processo da certificação. Considerada instrumento econômico de mercado que permite diferenciar produtos e fornecer incentivos para consumidores e produtores, o processo de certificação é um mecanismo formal que assegura qualidade e
conformidade do produto a especificações técnicas previamente estabelecidas, permitindo disponibilizar um certificado que efetivamente denota conformidade do produto e sua adequação ao uso, criando condições mercadológicas favoráveis para facilitar sua comercialização em mercados externos mais
competitivos. Como contribuição do trabalho são também analisadas as interfaces da certificação com a
metrologia, com a normalização e com a avaliação da conformidade, entendidas como funções complementares da tecnologia industrial, a serviço do desenvolvimento da competitividade e da melhoria contínua de serviços e produtos, da redução do desperdício, da agregação de maior eficácia técnica e
econômica e da redução de barreiras técnicas ao comércio, assim preconizando a máxima um único ensaio, baseado numa única norma, documentada por um único certificado, de credibilidade e aceitação mundial. Tendo em vista a abundante evidência teórica que considera a certificação uma ferramenta de competitividade e de intercâmbio tecnológico no nível macroeconômico da produção, o estudo empírico conduzido, beneficiando-se de um método estatístico de regressão processado pelo clássico programa
econométrico EViews, inclui a certificação como uma variável dummy no processo de regressão, permitindo a mensuração dos impactos econômicos desejados. Foi demonstrado que a certificação possui influência positiva na produção, permitindo-se assegurar, com um nível de significância de 0,05, ou seja, com uma probabilidade de 95 por cento, que o processo de certificação no Brasil impactou: (i) 41,6 por cento na produção de cimento (de 1970 a 2002, tendo a certificação sido implementada em junho/1994), (ii) 15,2 por cento na produção de aço (de 1980 a 2002, tendo a certificação sido implementada em janeiro/1997); (iii) 20,8 por cento na produção de pneus (de 1970 a 2002, tendo a certificação
sido implementada em maio/1996); (iv) 31,4 por cento na produção de carrocerias de ônibus (de 1980 a 2002, tendo a certificação sido implementada em janeiro/1993); e assim ficando demonstrado o impacto da certificação avaliada pelo método estatístico de regressão, que também caracteriza o desempenho dos produtos investigados.