$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DESIGN AND THE LEGITIMATION OF LOGOTYPES RELATIONSHIP BETWEEN DESIGN LEGITIMATION AGENTS AND THE GRAPHIC LANGUAGE OF LOGOTYPES PRODUCED IN THE 60`S AND 70`S
Autor: DEBORAH CHAGAS CHRISTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALBERTO CIPINIUK - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4193
Catalogação:  25/11/2003 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4193@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4193@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4193

Resumo:
When we analyze the logos created in the 60s and the ones produced in the 90s, we can notice a change in the forms used. Graphic elements valued in the 60s, such as the use of geometric forms, few colors and legible typographies, lose their importance in the 90s, and are replaced by others, like the use of complex images, manipulated photos and a vast spectrum of colors. This dissertation aims at analyzing the factors that influence and determine the choice of the criteria and the forms that tend to be acknowledged as valid and end up by characterizing the graphic language of a certain era. For that purpose, Pierre Bourdieus study on the field of Art was used as a theoretical basis. Despite Design has been mainly geared to industry, market and serial production, some of its postures seem to be directly influenced by the field of Art. Starting from Pierre Boudieus analysis, we tried to establish a parallel between the fields of Art and Design in the decision making process about the forms and the graphic criteria deemed legitimate for a certain era. In order to make this analysis, this dissertation has focused in the 60s and 70s, using the logotypes produced by designers during this period as object of study.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS  PDF  
CHAPTER 1  PDF  
CHAPTER 2  PDF  
CHAPTER 3  PDF  
CHAPTER 4  PDF  
REFERENCES AND ANNEX  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui