As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA DIALOGISMO E ESTÉTICA NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): PATRICIA DA SILVA PACHECO
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 4146
Catalogação: 19/11/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4146@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4146@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4146
Resumo:
Título: ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA DIALOGISMO E ESTÉTICA NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): PATRICIA DA SILVA PACHECO
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 4146
Catalogação: 19/11/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4146@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4146@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4146
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma relação
entre linguagem e literatura em situações de aquisição da
língua escrita, nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Concebendo a linguagem, e mais especificamente a
literatura, como elemento vivo e histórico fundamental na
formação do sujeito, passo a questionar as formas e
concepções de ensino da língua materna tendo em vista a
existência de um ser leitor desde os anos iniciais da
alfabetização. Que concepções de linguagem norteiam seus
usos no Ensino Fundamental, de acordo com tais
concepções,
que práticas se fazem da literatura nesse processo? Para
confrontar estas duas questões, foi indispensável a
inserção no campo de pesquisa em duas escolas da Rede
Municipal do Rio de Janeiro (uma de Educação Infantil,
outra de Ensino Fundamental) entre os meses de agosto e
de
dezembro de 2002.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |