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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PENITENCIÁRIA: CONTRIBUIÇÃO PARA O DIAGNÓSTICO DA EXPERIÊNCIA DO RIO DE JANEIRO Autor: ELIONALDO FERNANDES JULIAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4145
Catalogação: 19/11/2003 Liberação: 19/11/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4145&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4145&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4145
Resumo:
Título: POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PENITENCIÁRIA: CONTRIBUIÇÃO PARA O DIAGNÓSTICO DA EXPERIÊNCIA DO RIO DE JANEIRO Autor: ELIONALDO FERNANDES JULIAO
Nº do Conteudo: 4145
Catalogação: 19/11/2003 Liberação: 19/11/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4145&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4145&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4145
Resumo:
Esta dissertação procura traçar um panorama da atual
situação do sistema penitenciário brasileiro, discutindo o
papel da educação como Programa de Ressocialização na
política de execução penal. Através de uma análise
documental e de uma coleta de relatos orais a respeito do
modelo de política pública de educação penitenciária
aplicado no Estado do Rio de Janeiro, que já possui uma
experiência de mais de 30 anos, procuramos, entre outras
questões, compreender o papel que a educação escolar
desempenha no sistema penitenciário, descrevendo e
analisando as relações entre educação escolar
ressocialização dentro de um sistema penal. Desse modo,
propomos analisar a versão oficial da política de educação
desenvolvida nos presídios; a percepção que os professores
têm a respeito dessa política; e como os internos
penitenciários (e/ou ex-alunos) analisam a educação da qual
participam. Diante da especificidade do tema e da escassa
produção acadêmica direcionada para essa área de estudos,
acreditamos que esse material poderá contribuir com a
discussão na área de educação, visto que essa problemática
só vem sendo objeto de preocupação de juristas, cientistas
sociais, assistentes sociais e psicólogos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CONSIDERAÇÕES FINAIS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |
ANEXOS |