$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: THEOLOGY, EDUCATION AND CATHOLIC SCHOOLS: A NECESSARY DIALOGUE
Autor: GLORIA FATIMA COSTA DO NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4142
Catalogação:  18/11/2003 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4142

Resumo:
This study analyzes the interaction between Theology and Education in the activities and procedures of Catholic schools. With this objective, the study was carried out in Catholic schools with theologians amongst their staff or acting as consultants for a period of time. The principal focus was in understanding how a university graduate with a Theology degree is perceived. A related interest was in finding out whether the theme of pastoral schooling, grounded in the Theology of Liberation and emphasizing education for justice and freedom, is still a potent force, 35 years after its initiation, or has become obsolete. In order to achieve this objective, interviews were conducted with the headmasters, the teachers of religious studies and the theologians who work in these Catholic schools. School documents, such as the political-pedagogic project, rules and norms etc., were also analyzed. The study shows that new themes have been developed by Catholic schools wanting to develop pastoral work, including religious pluralism, secularism and the new family structure. The conclusion of the study is that Theology, through the figure of the university graduate with a bachelors degree in Theology, has a lot to contribute to the new problems faced by Catholic schools. Theologians, acting in the schools studied, have maintained a permanent dialogue with pedagogic themes, thus facilitating the construction of a real educational community. This leads us to believe in the fruitfulness of a dialogue between Theology and Education.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
REFERENCES AND ANNEX  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui