As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARYANE VIEIRA SAISSE
Colaborador(es): MENGA LUDKE - Orientador
Número do Conteúdo: 4140
Catalogação: 18/11/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4140
Resumo:
Título: A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARYANE VIEIRA SAISSE
Colaborador(es): MENGA LUDKE - Orientador
Número do Conteúdo: 4140
Catalogação: 18/11/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4140
Resumo:
Jardins botânicos são instituições que visam a pesquisa,
o
estudo e a conservação vegetal, e estão cada vez mais
abertas ao público. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro,
uma das mais antigas instituições científicas do país,
tem
na dimensão educativa um importante elo de ligação com o
público. As escolas são parte significativa do universo
de
visitantes, que a cada ano e para a qual, foram criados
projetos específicos de educação ambiental. Este estudo
teve por objetivo examinar as relações do Jardim Botânico
do Rio de Janeiro com o público escolar, através de
observações de práticas educativas desenvolvidas na
instituição, e de entrevistas realizadas nas escolas, com
professores que levam suas turmas para visitas ao Jardim.
Os dados obtidos na pesquisa permitem identificar
questões
que favorecem e outras que dificultam a aproximação entre
esses dois universos, Jardim e escola, o que pode
contribuir para a construção de uma possível parceria.