$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: EXPLORANDO VALORES PROGRAMADOS POR COORTES GERACIONAIS COMO DISCRIMINADORES DE SEGMENTOS DE CONSUMIDORES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI

Colaborador(es):  PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador
Número do Conteúdo: 4119
Catalogação:  13/11/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4119@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4119@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4119

Resumo:
Este trabalho elabora o mosaico de valores referente a três coortes geracionais brasileiros recentes e propõe sua utilização como base de segmentação de consumidores. Um coorte geracional é um grupo de pessoas que ao entrar na fase adulta compartilhou os mesmos eventos históricos e circunstâncias sociais, desenvolvendo valores comuns que perduram ao longo do tempo. A partir da identificação de eventos marcantes associados aos coortes geracionais brasileiros, este estudo revela que o efeito coorte resulta de macro processos sociais em grandes populações e compreende mecanismos psicológicos complexos relacionados ao amadurecimento dos indivíduos ao entrarem na fase adulta, indicando a existência de variações individuais quanto à intensidade em que tais transformações se operam. Esta pesquisa investiga os valores pertencentes às classes sociais A e B. Como alguns valores prevalecem em coortes específicos, o trabalho confirma a estrutura de coortes geracionais brasileira adotada. Utilizando a análise de classe latente captura tanto variações intercoorte quanto variações intracoorte nos graus de aceitação e assimilação dos valores e inova o processo de segmentação via coortes. Indivíduos classificados como pertencentes a um coorte geracional, eventualmente, exibem diferenças significativas em relação aos membros mais representativos deste coorte geracional. Os resultados demonstram essas diferenças. O mosaico geracional revela os perfis distintos de valores e facilita o desenvolvimento de programas de marketing diferenciados para atingir os consumidores. Os resultados deste trabalho são relevantes para aprimorar as abordagens de segmentação de grandes populações.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui