$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UMA ANÁLISE DE RISER RÍGIDO UTILIZANDO O MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PAULA SALLES FERREIRA

Colaborador(es):  CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA - Orientador
Número do Conteúdo: 40953
Catalogação:  08/07/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=40953@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=40953@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.40953

Resumo:
O riser é um importante componente para a exploração de petróleo, tendo como finalidade encapsular e proteger os equipamentos de perfuração e servir de conduto ao poço. Este equipamento deve resistir a grandes esforços portanto é considerado um elemento crítico no desenvolvimento de uma coluna de perfuração. A demanda crescente do petróleo tem levado as empresas a buscar novas reservas em águas cada vez mais profundas, ambiente no qual as cargas atuantes nos risers aumentam consideravelmente. Na indústria, ao iniciar os estudos da perfuração de um poço de petróleo, são feitas análises de risers que estudam as diversas configurações e avaliam suas potenciais falhas. Este trabalho se propõe a realizar uma simulação numérica de elementos finitos adaptado à análise de riser rígido. A coluna de riser foi representada por um modelo de viga longa com seção reta, composta por materiais e geometrias adequadas a resistência mecânica e térmica e a facilidade de escoamento interno. A simulação numérica contempla o estudo de riser no equilibro estático, realizando uma análise de tensões e deformações ao longo da coluna. A geometria e os dados de carregamentos reais utilizados na simulação foram obtidos de uma empresa estrangeira de perfuração. O estudo será realizado no software ANSYS que utiliza o método de elementos finitos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui