INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: RELAÇÕES EM LINGUAGENS DE AUTORIA HIPERMÍDIA: AUMENTANDO REUSO E EXPRESSIVIDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DEBORA CHRISTINA MUCHALUAT SAADE

Colaborador(es):  LUIZ FERNANDO GOMES SOARES - Orientador
Número do Conteúdo: 4034
Catalogação:  23/10/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4034@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4034@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4034

Resumo:
Este trabalho está inserido no contexto de ambientes de autoria e execução hipermídia, sendo as linguagens declarativas para autoria de documentos o seu foco principal. Partindo de um estudo sobre linguagens de descrição de arquitetura (ADL), utilizadas para especificar arquiteturas de sistemas de software, esta tese identificou facilidades presentes em ADLs que poderiam ser aplicadas ao domínio hipermídia, com vantagens. Tendo como objetivo aumentar a expressividade e o reuso na especificação de relações em linguagens de autoria hipermídia, este trabalho introduziu o conceito de conector hipermídia, que tem função semelhante a dos conectores em ADLs, ou seja, a de representar relações entre componentes de um documento. Além de conectores, este trabalho também introduziu o conceito de template de composição hipermídia, que tem função semelhante a dos estilos arquiteturais em ADLs, ou seja, a de representar estruturas genéricas de nós e elos que podem ser reutilizadas em vários documentos distintos. Para realizar a validação dos conceitos apresentados, a versão 2.0 da linguagem de autoria hipermídia NCL - Nested Context Language, baseada no modelo conceitual NCM - Nested Context Model, foi desenvolvida e integrada ao sistema hipermídia HyperProp, incorporando as novas facilidades. A linguagem NCL 2.0 foi desenvolvida utilizando uma estrutura modular, seguindo os princípios adotados pelo W3C. Sendo assim, seus módulos para especificação de conectores e templates de composição, chamados XConnector e XTemplate respectivamente, podem ser incorporados a outras linguagens existentes, como por exemplo, XLink, XHTML e SMIL, usadas para autoria de documentos na Web. Esta tese também propõe extensões a essas linguagens, exemplificadas pela incorporação das facilidades de XConnector e XTemplate ao padrão XLink.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui