INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: METODOLOGIA DE ANÁLISE GLOBAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM CAMPO DE GÁS NATURAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): OSCAR HERNAN JALIL GUITERAS

Colaborador(es):  LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Orientador
OSWALDO ANTUNES PEDROSA JUNIOR - Coorientador
Número do Conteúdo: 4025
Catalogação:  22/10/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4025@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4025@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4025

Resumo:
Para que ocorra o fluxo de fluidos em um sistema de produção é necessário que a energia dos fluidos no reservatório seja capaz de superar as perdas de carga nos diversos componentes do sistema. Os fluidos têm que escoar do reservatório aos separadores na superfície, passando pelas tubulações de produção dos poços, pelos equipamentos de cabeça de poço e pelas linhas de surgência. O projeto de um sistema de produção não deve ser executado considerando independentemente o desempenho do reservatório e o cálculo do fluxo nas tubulações de produção e nas linhas e equipamentos de superfície. A avaliação do desempenho de um sistema de produção de gás requer a aplicação de um método de análise total que considere simultaneamente o escoamento nos diversos segmentos do sistema. A análise total de um sistema de produção, pode ser efetuada por um método gráfico - analítico a ser empregado no desenho de completação de poços de gás e petróleo com ou sem levantamento artificial. Em termos de conceito de análise total, um sistema de produção é constituído basicamente pelos elementos: reservatório, tubo de produção vertical, linhas de fluxo horizontal e separador, incluindo válvulas de fundo de poço e choke superficiais, onde ocorrem uma certa perda de pressão relacionada com a vazão. O comportamento de fluxo de cada elemento do sistema total de produção é representado por uma equação que relaciona a pressão num nó selecionado e a vazão de produção. O cálculo seqüencial das pressões nos diferentes nós dos diversos elementos do sistema permite que a vazão de produção do poço seja determinada. Para calcular a relação da vazão com as mudanças de pressão que ocorrem durante o transporte do fluido à superfície e conseqüente variação das propriedades físicas do fluido, efetuou-se uma revisão dos conceitos de engenharia de reservatório, correlações de fluxo em tubulações verticais, horizontais e restrições. Finalmente, realizou-se uma análise de sensibilidade da metodologia ao emprego das diferentes relações de performance de fluxo e dos métodos de cálculo de fluxo em poços e linhas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui