XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: REFLEXÃO PROFISSIONAL EM UM GRUPO DE DISCUSSÃO ON-LINE: DIALOGANDO COM O OUTRO Autor: ANA CYLENE VALENTE COLINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4005
Catalogação: 14/10/2003 Liberação: 14/10/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4005&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4005&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4005
Resumo:
Título: REFLEXÃO PROFISSIONAL EM UM GRUPO DE DISCUSSÃO ON-LINE: DIALOGANDO COM O OUTRO Autor: ANA CYLENE VALENTE COLINO
Nº do Conteudo: 4005
Catalogação: 14/10/2003 Liberação: 14/10/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4005&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4005&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4005
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo investigar o processo de
reflexão profissional co-construído por um grupo de
profissionais de ensino de Inglês que se engajaram em um
grupo de discussão on-line inserido no contexto profissional
brasileiro no qual eles atuam: em um Instituto de Ensino de
Línguas. A investigação deste processo é feita neste estudo
interpretativo através da análise do discurso dos 64
enunciados produzidos pelos participantes em um período de
um mês e dez dias.
Como participante da comunidade discursiva institucional
estudada, a professora - pesquisadora ressalta a
importância da linguagem e da presença do outro - do
interlocutor - no processo reflexivo profissional. A
análise da negociação de significado e da construção do
conhecimento permitiu mapear quatro processos reflexivos, a
saber: a intensificação da observação, a descrição da
prática para si e para o outro, a interação com o outro, e
o questionamento da prática profissional.
Constatou-se também a valiosa contribuição trazida pela
Comunicação Mediada por Computador para a prática reflexiva
como incentivo à educação continuada do professor.