XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TEACHERS CONTINUOUS FORMATION IN SCHOOLS ORGANIZED IN CYCLE Autor: ELISANGELA DA SILVA BERNADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 3998
Catalogação: 10/10/2003 Liberação: 10/10/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3998&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3998&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3998
Resumo:
Título: TEACHERS CONTINUOUS FORMATION IN SCHOOLS ORGANIZED IN CYCLE Autor: ELISANGELA DA SILVA BERNADO
Nº do Conteudo: 3998
Catalogação: 10/10/2003 Liberação: 10/10/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3998&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3998&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3998
Resumo:
The teachers formation is assuming prominence position in the relative discussions to the public politics, as well as in the investigations and publications of the area. The study of the subject of the teachers continuous formation involves a considerable number of authors that point the inadequacy of the initial formation for the teacher s professional development and the need of considering the teacher s knowledge and the school as lócus of educational formation. That consent puts in prominence the need to think a continuous formation that values the practice developing by the teachers in the daily school as the
knowledge that comes from the researches accomplished in the university, in way to join theory and practice in the formation and in the construction of the teacher s professional knowledge. In this perspective as backdrop, I sought, in this work, to characterize the teachers continuous formation that happens at the public fundamental school of the municipal district of Rio de Janeiro. The initial supposition is that formation happens in formalized experiences of continuous education, but also, and, especially, in the daily of the school space. In this perspective, the focus of the research was directed to the continuous formation that happens inside the school, in the different moments and levels in that there are changes
among teachers and of these with other professionals of the school. To accomplish the objective of characterizing the teachers continuous formation, I investigate and to compare the teachers continuous formation in schools of fundamental teaching organized in cycles, in the dimensions macro and analysis mesossocial. In the dimension macrossocial, the data of SAEB 2001 were used (National System of Evaluation of the Basic School) to describe and to explore some of the characteristics of the continuous
formation offered by the municipal public schools frequented by the students of Rio de Janeiro. In the
dimension mesossocial, it was made a study of case of the continuous formation offered at a public school of fundamental teaching of our municipal district.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |