As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CRENÇAS: UM PORTAL PARA O ENTENDIMENTO DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ELISANGELA FERREIRA OLIVEIRA LEITE
Colaborador(es): TANIA MARA GASTAO SALIES - Orientador
Número do Conteúdo: 3989
Catalogação: 09/10/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3989@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3989@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3989
Resumo:
Título: CRENÇAS: UM PORTAL PARA O ENTENDIMENTO DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ELISANGELA FERREIRA OLIVEIRA LEITE
Colaborador(es): TANIA MARA GASTAO SALIES - Orientador
Número do Conteúdo: 3989
Catalogação: 09/10/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3989@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3989@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3989
Resumo:
Segundo a literatura na área de ensino e aprendizagem, o
sistema de crenças (SC) dos professores constitui
importante mecanismo para o entendimento da prática
pedagógica.
Pesquisá-lo e descobrir as raízes que o originaram
significa entender o porquê das ações dos professores em
sala de aula. Nesta dissertação, podemos investigar: (a)
o SC de uma professora de inglês como língua estrangeira;
(b) a relação entre este sistema, a prática pedagógica e
a identidade da professora-sujeito; (c) a estabilidade
deste sistema ao longo do tempo. Para fazê-lo, observamos
10 aulas da professora-sujeito e realizamos entrevistas
informais utilizando uma abordagem predominantemente
interpretativista para a análise de dados. Confirmando
estudos anteriores, os resultados mostram que o SC da
professora-sujeito começou a ser formado quando esta
aprendia a língua inglesa, e foi sendo refinado pela
experiência docente, pelos cursos de aperfeiçoamento e
de especialização, permanecendo, no entanto, relativamente
estável. Enfim, nossa análise indicou que a prática da
professora-sujeito tem estreita relação com o SC, que a
delineia e é por ele delineada de forma singular.