$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE 5A. A 8A. SÉRIE E SEUS SABERES PROFISSIONAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CECILIA MARIA FERREIRA BORGES

Colaborador(es):  MENGA LUDKE - Orientador
Número do Conteúdo: 3988
Catalogação:  09/10/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3988@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3988@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3988

Resumo:
Esta tese inscreve-se no âmbito das pesquisas internacionais que se interessam pelos saberes dos docentes, considerando o seu trabalho e a sua formação. Trata-se de uma investigação sobre os saberes profissionais em relação à problemática dos componentes disciplinares (formação disciplinar, disciplinas ensinadas ou matérias escolares, estrutura curricular disciplinar, orientações disciplinares) que intervêm na formação e no trabalho dos professores da Educação Básica do Ensino Fundamental de 5a. a 8a. séries no Brasil. A pesquisa busca compreender, por meio da análise de depoimentos colhidos através de entrevistas semi-estruturadas, como vinte e três professores, de diferentes disciplinas, concebem seus saberes profissionais em relação a esses componentes. Que lugar, peso e significado eles lhes atribuem, tanto na sua formação inicial quanto no seu trabalho? Centrando-se, particularmente, sobre três ordens de questões relativas à aprendizagem do trabalho docente, aos saberes na base da profissão e ao trabalho curricular, explora conceitos como conhecimento pedagógico da matéria, conhecimentos disciplinares, disciplinas, saberes da experiência, entre outros. Mostra como as experiências préprofissionais e profissionais ocupam boa parte do discurso dos docentes no que concerne à aprendizagem do métier, sem, contudo, desconsiderar a formação inicial, de orientação disciplinar que, porém, não dá conta da complexidade do ofício docente. Indica seis categorias de saberes profissionais, apontadas pelos professores, entre os quais, os saberes disciplinares são considerados no bojo de um amálgama, envolvendo as competências, o saber-fazer e saber-ser, os conhecimentos, as posturas e valores etc. Por fim, aponta como, frente ao trabalho curricular, os professores aproximam-se da idéia do ensino como arte. De modo que, entre as finalidades escolares de educar e instruir, evidencia como definem e situam seus saberes e a si próprios enquanto professores de uma disciplina, responsáveis pela transmissão de um conhecimento específico mas, sobretudo, engajados de modo mais global no processo de socialização e educação de seus alunos. Uma das figuras centrais resultante desse amálgama de saberes profissionais aponta para a imagem de um caleidoscópio, no qual os saberes, em constante movimento, compõem-se, reorganizam-se, reconstroem-se e, mesmo, hierarquizam-se de acordo com as demandas e situações contingentes do seu trabalho.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO E ABSTRACT  PDF  
SUMÁRIO  PDF  
INTRODUÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CONCLUSÃO  PDF  
BIBLIOGRAFIA  PDF  
ANEXOS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui