As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ROBERTO MEIRELES PINHEIRO
Colaborador(es): MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 3985
Catalogação: 08/10/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3985@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3985@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3985
Resumo:
Título: PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ROBERTO MEIRELES PINHEIRO
Colaborador(es): MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 3985
Catalogação: 08/10/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3985@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3985@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3985
Resumo:
A presente pesquisa teve por objetivo discutir como um dado
sistema de gerenciamento de EaD baseada na Internet pode
revelar aplicabilidade pedagógica a um determinado conteúdo
trabalhado a distância. Discutiu-se, também, de que
forma este tipo de sistema pode contribuir para uma
mediação pedagógica adequada dos conteúdos por ele
veiculados, bem como jogar algumas luzes sobre
as facilidades e dificuldades vivenciadas pelos seus
usuários. Finalmente, tivemos por objetivo discutir a
extensão e a direção do hiato de qualidade entre a proposta
dos autores e patrocinadores de uma iniciativa específica
de EaD baseada na Internet a e a qualidade percebida pelos
seus usuários. Logo após a Introdução, esta pesquisa
apresenta uma discussão sobre a Cibercultura e seus
reflexos sobre a Educação a Distância, confrontando
diferentes pontos de vista sobre o assunto. Prossegue-se
com uma análise da EaD baseada na Internet no Brasil e com
uma apresentação dos principais gerenciadores de EaD
baseada na Internet. Por fim, descreve-se brevemente o
Curso Pós-Médio em Informática da Fundação Bradesco,
realizado em convênio com a Cisco Systems do Brasil, sobre
o qual aplicou-se um modelo empírico de avaliação de
percepção de qualidade, a saber, o modelo ServQual,
proposto em 1985 por Parasuraman et al.. A dissertação
finaliza-se com algumas conclusões decorrentes do confronto
de visões dos diversos atores do processo, sugerindo
direções para pesquisa futura.