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Coleção Digital
Título: VERDADE, ILUMINAÇÃO E TRINDADE: O PERCURSO DA - INTERIORIDADE - EM SANTO AGOSTINHO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LUCIA MARIA MAC DOWELL SOARES
Colaborador(es): DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 3945
Catalogação: 26/09/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3945@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3945@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3945
Resumo:
Título: VERDADE, ILUMINAÇÃO E TRINDADE: O PERCURSO DA - INTERIORIDADE - EM SANTO AGOSTINHO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LUCIA MARIA MAC DOWELL SOARES
Colaborador(es): DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 3945
Catalogação: 26/09/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3945@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3945@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3945
Resumo:
Este estudo pretendeu fazer um levantamento de como e por
que Santo Agostinho formulou a noção de interioridade.
Parti da hipótese de que a interioridade foi resultado da
busca de Agostinho pela verdade, o que o levou a
refutar o ceticismo e a formular o proto-cogito, que lhe
garante não só a certeza de sua própria existência, mas
também a indicação de que é no interior do homem, em sua
alma, que a verdade deve estar. Para que a verdade
pudesse ser conhecida, porém, Agostinho precisou
estabelecer as condições de possibilidade do conhecimento
o que ele fez com a doutrina da iluminação, por meio da
qual sabe-se que o homem foi criado com uma luz capaz de
conhecer as razões eternas e a verdade. Mas no De
Trinitate Agostinho irá postular ser no homem interior
que se poderá encontrar a imagem de Deus. Desse modo
observa-se que se, inicialmente, a interioridade é
pensada, em Agostinho, relativamente a questões de ordem
epistemológica, ela irá, porém, sendo formulada para dar
conta também de questões éticas, de que a salvação faz
parte. Nesse sentido, pode-se dizer que ela é, para ele,
uma noção que irá sendo repensada e reformulada, sendo
revestida de conteúdos novos e vindo a adquirir, em sua
obra madura, contornos cada vez mais teológicos.