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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SEXO NA PROPAGANDA DA TV : IMAGENS DOS PADRÕES SEXUAIS DA CULTURA BRASILEIRA Autor: LIANY SILVA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BERNARDO JABLONSKI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3931
Catalogação: 23/09/2003 Liberação: 23/09/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3931&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3931&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3931
Resumo:
Título: SEXO NA PROPAGANDA DA TV : IMAGENS DOS PADRÕES SEXUAIS DA CULTURA BRASILEIRA Autor: LIANY SILVA DOS SANTOS
Nº do Conteudo: 3931
Catalogação: 23/09/2003 Liberação: 23/09/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3931&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3931&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3931
Resumo:
Apesar da óbvia função de atrair e estimular a venda de
produtos e serviços, o apelo sexual dos meios de
comunicação de massa, através do seu repertório de imagens
e representações simbólicas, também cria e/ou reflete o
imaginário coletivo em relação a sexo e prazer que circula
na sociedade contemporânea. Nesta dissertação investigamos
e analisamos aspectos da sexualidade conforme aparecem na
propaganda televisiva, utilizando como amostra os
comerciais da programação do horário nobre da Rede Globo,
gravada em vídeo diretamente da TV durante doze meses
consecutivos - de julho de 2001 a junho de 2002.
Primeiramente, contextualizamos as atitudes em relação à
sexualidade buscando evidências da interdependência
existente entre as suas manifestações e as condições
sociais, econômicas e culturais da sociedade brasileira. Em
seguida, partindo de recentes teorias da Psicologia Social,
relacionamos o papel do apelo sexual como estratégia de
persuasão com a função socializadora da mídia. Dentre as
principais conclusões, observamos que a publicidade
televisiva se mantém num modelo cultural tradicional, com
padrões estereotipados para a beleza física, a idade, a
cor, o sexo e o relacionamento entre os gêneros, indicando -
e de certo modo também impondo - os padrões sexuais e
as ideologias que nos envolvem.
Descrição | Arquivo |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
CONCLUSÃO | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |